quarta-feira, 27 de maio de 2015

Aquilino Ribeiro

Aquilino Ribeiro (1885- 27 de Maio de 1963)
«Romance…!? Se me saiu um romance, aconteceu-me a mesma coisa que a um triste e tosco carpinteiro dos meus sítios, de quem toda a gente zombava, decerto por milagre desenfadado do Espírito Santo: estava a fazer um gamelo para o cão e saiu-lhe uma viola». Era assim Aquilino.
Iniciou-se na escrita publicada com os contos "Jardim das Tormentas" a que se seguiu o romance "A Via Sinuosa". Um dos romancistas mais fecundos da primeira me...tade do séc. XX. Andam Faunos pelos Bosques, A Casa Grande de Romarigães, O Malhadinhas e Quando os Lobos Uivam, são alguns dos seus livros onde os regionalismo e apegos à terra e ao rural, tolhiam pela crueza das vidas que relatava. Sempre sem perder a universalidade dos vícios humanos, as críticas à opressão política e aos fanatismos. Deixou uma obra magistral, saída da sua pena.
O primeiro que li, nos serões invernosos de Trás os Montes foi o "Malhadinhas", mas de todos o que mais me perturbou, ou aquele que para mim reúne maior significado foi "Volfrâmio". Voltei a lê-lo recentemente e fiquei ainda mais apegada ao Aires, o protagonista: «...Foi neste estado de espírito, quase cobardia, que, baixando da serra, entrou no braço de estrada que conduzia à exploração. Por ele fora marchavam isolados e em bandos, com a bolsinha pendurada do pau ou do pulso, homens mais andrajosos que ele no fito de retomar o trabalho, se não ajustar-se. De caminhos afluentes desembocavam mulheres com cestos à cabeça ou o seu molho de tangos, uma almotolia, encomendas das lojas, e entrevia-se nelas estas criaturas plurais que forjicam o bazulaque às maltas, as lavam e remendam, e ainda a tasqueira que abriu à margem da mina a baiuca de vinho, cigarros, petiscos e o resto. Andando, andando, chegou a um dédalo de caminhos, por um dos quais rolavam vagonetas, por outros ia e vinha o pessoal particular dos engenheiros e agentes técnicos, com as vivendas muito senhoris e claras à retaguarda de pequenas platibandas enfeitadas de pelargónios e eloendros.
E, passos adiante, ao salvar a corcova do terreno, descobriu-se o formigueiro humano a seus olhos admirados, repartido em turmas consoante a natureza das tarefas, desprendendo uma barulheira a que era como abóbada o zunzum infernal dos volantes que se não viam.» - Volfrâmio, pág 52 da edição comemorativa do centenário do seu nascimento, Bertrand Editora
Toda a sua prosa é uma atenção inebriada ao pulsar do torrão campestre, tanto como à vibração sensual do corpo no ser humano. Tem na sua obra, como em Torga ou Ferreira de Castro, o pensamento filosófico como o veio que atravessa o filão mineral, numa linha de pensamento que remonta ao renascimento mas enriquecido pela expansão marítima e pelo mundo novo ainda inexplorado, tal como os outros dois (Criação do Mundo, de Torga, ou os Emigrantes de Ferreira de Castro.
Assim era Aquilino. Assim foi o seu legado!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário