quinta-feira, 24 de maio de 2012

Favas à minha moda



-Óptimo!... Ah, destas favas, sim! Ó que fava! Que delícia! (...)
- Pois é cá a comidinha dos moços da Quinta! E cada pratada, que até suas Incelências se riam... Mas agora, aqui, o Sr. D. Jacinto, também vai engordar e enrijar!” (favas à moda de Tormes) 
Eça de Queiroz, in A Cidade e as Serras



foto: Mafaldinha

Adoro favas. 
Mas tem que ser as favas inteiras em vagem com o grão e a casca. Quando fui a S. Martinho tive o privilegio de me oferecerem um saco com favas tenrinhas de Ordonho. Aproveitei para matar as saudades das favas. Souberam-me muito bem, cá  andei eu a comer favas durante alguns dias! 
Consolei-me!

900 gr de favas ainda em vagem das quais se retirou o fio
1,5l de agua a ferver
uma linguiça de carne em rodelas
2 dentes de alho
azeite qb
um pouquinho de farinha para polvilhar

Cozem-se as favas apenas em agua e sal. Escorrem-se muito bem. Leva-se a lume brando um tacho com o fundo bem tapado de azeite e dois dentes de alho picados grosseiramente. Deixa-se estalar suavemente apenas para soltar o aroma e junta.se as favas bem escorridas, envolve-se para absorverem o azeite e o aroma do alho e junta-se a linguiça em rodelas. Polvilha-se com um pouco de farinha e envolve-se bem sem deixar cozer e estão prontas a servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário