domingo, 23 de setembro de 2012

Doce de marmelo


Chegou o outono e os dias ganham novos sabores, o sol ainda é quente e fustiga a pele com os seus raios incandescentes. Este sábado é um dia assim! 
Mas por vezes uma letargia apodera-se do meu corpo deixando-me numa dormência que mal permite arrastar-me entre as horas do dia. Também se não serve para mais nada! Mas a minha cabeça fervilha e por vezes é mau. Tentei atirar para bem longe estas nuvens poisadas sobre mim e parecem querer  sufocar-me e nada melhor que procurar refugio na cozinha. Os tachos e panelas abrem os braços para mim, mas hoje não os vejo nem sinto. Ouvir música também é solução, mas hoje não! Hoje até o silêncio incomoda. 
O pior é que nada se compadece das necessidades da vida de uma criança. Por isso mesmo dolente e triste fui. E as mágoas e a sombra que sobrevoava este  espírito estranho foram-se afastando. Não completamente, mas aos poucos retomo o ritmo dos dias felizes.
A sopa ficou deliciosa com base de batata, cebola e um dente de alho. Depois fiz um polme bem macio ao qual acrescentei espinafres e cenoura ralada. De tempero apenas azeite e um pouco de sal. 
Mas a minha alma pedia um doce para mimar um coração infeliz. Fiz uma das minhas sobremesas preferidas, do outono. Marmelo cozido com açucar e canela. Fica tão saboroso e tão suave que não resistimos a repetir. Ainda por cima deixando um aroma inebriante espalhado pela casa por momentos até me esqueci o quanto dói viver!






2 comentários:

  1. Ontem vivi e participei da tua dolência e tristeza. Mas não me introduziste na câmara do teu mimo e saboreaste sozinha o marmelo cozido com açúcar e canela!

    ResponderEliminar
  2. Não foi sozinha, mas sim em família! E há pessoas que não precisam de convite, pois tal como no livro dos Provérbios diz "não negues um benefício a quem necessita dele"!

    ResponderEliminar