domingo, 9 de setembro de 2012

Tarte de nata

Amanhã é o inicio oficial da escola e o nosso Bambino vai começar uma nova etapa na sua vida escolar. De manhã estivemos a preparar o material comprado ontem, conforme a lista fornecida pela escola. Etiquetar, identificar com o nome do aluno e guardar. Depois fiquei a pensar que deveriamos de alguma formalizar a ocasião e vai daí lembrei-me da tarte para o lanche. Posso garantir que ficou deliciosa!

Esta receita é muito fácil, e muito agradável para servir como sobremesa. É o típico pastel de nata nacional comido em fatias. A mesma receita dá para fazer pasteis de nata individuais, para isso basta cortar a massa em pequenos círculos e forrar as forminhas de queque. O tempo de cozedura é menor, cerca de 10 minutos.



Ingredientes:
3 dl natas
6 gemas de ovo
120 gr de açucar
uma embalagem de massa folhada fresca
canela en pó, qb

Leva-se ao lume as natas e as gemas mexidas com o açucar, mexendo com regularidade com uma vara de arames, até fervilhar e começar a engrossar.
Numa tarteira coloca-se a massa folhada deixando ficar por baixo o papel em que vem enrolada, deita-se o preparado e vai ao forno pré-aquecido, a cerca de 200º, por cerca de 15 minutos.
Deixa-se arrefecer e polvilha-se com canela  a gosto.

Bom apetite!







Ver crianças a brincar 
lá fora na porta da rua 
dá vontade de voltar
aos jogos da capicua

Jogam às escondidas
lançam bolas e raquetes
andam de bicicleta
só falta lançar foguetes

Gritam, correm os petizes
barulheira infernal
olhar crianças felizes
até quando em Portugal!


2 comentários:

  1. Fim de semana dedicado à culinária! Melhor, à alta culinária ou culinária de gourmet, como agora usa dizer-se!!! Mas por bons motivos, nomeadamente este de celebrar a entrada formal do Manuel no princípio do caminho que o vai conduzir, por fases difíceis, à sua vida de Homem! Mas ele é um Puto excecional, inteligente e responsável e essas qualidades auguram-lhe um futuro de sucesso! Ficamos a torcer para que assim seja! E que em cada ano, por esta altura, a Mamy crie, em celebração, uma nova maravilha culinária!

    ResponderEliminar
  2. A mãe não pode descurar a atenção permanente sobre o seu crescimento e a sua vivência diária, pois os princípios vão de casa, por melhor que a escola seja. E saberei premiar as atitudes que o mereçam, assim como castigar sempre que for preciso, fá-lo-ei mesmo com o coração apertado quer porque seja de emoção e orgulho ou de tristeza no segundo caso. Mas não vou descurar a profissão mais bonita que Deus me permitiu ter, a de ser mãe! Obrigada pelas tuas palavras Amigas e por todo o carinho.

    ResponderEliminar