sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

No espaço do cidadão, o cidadão manifesta-se

Espaço do Cidadão, 11 horas da manhã. Um grupo de pessoas à porta a fumar. Lá dentro uma barulheira infernal. Na entrada um dispensador de senhas. Amarelas para assuntos de habitação social, verde para tratar o e-fatura, azul para as questões municipais, laranja sobre os assuntos de segurança social. Tirou uma de cada e assim tratava de tudo. De imediato reparou que a menos demorada era a verde (47 minutos de espera). Procurou uma cadeira para se sentar, mas estavam todas ocupadas. Encostou-se à parede num lugar próximo da entrada. Pegou no iphone, colocou os fones e abriu o youtube para curtir a música.
Quando deu por ela a vez da senha azul já passara. Afinal andou depressa. Dirigiu-se ao balcão, mas a funcionária secamente, respondeu-lhe que só havia três senhas de tolerância, como já chamara a quarta, teria que tirar outra. Era o que faltava, outra. Não faz mal, trato na amarela, deve dar no mesmo, responde virando as costas e quase derrubando uma senhora que passava, apoiada numa bengala.
Dez minutos depois é chamado para o balcão da segurança social. Não, não pode pedir isenção. Já beneficiou por duas vezes. E o valor em dívida tem que ser pago. Pode pedir o pagamento em prestações. Para reclamar do valor, terá que apresentar certidão comprovativa do seu cadastro fiscal.
Dá um salto na cadeira. - Cadastro de quê?! Bossê tá tola ou quê?! (responde para a senhora que o atende)
- Cadastro fiscal, que terá que pedir nas finanças.
- Bamos a ber, - responde enquanto se levanta para se dirigir ao balcão da habitação social.
Coloca a papelada no balcão e encosta-se na cadeira. O empregado analisa papel por papel. Levanta os olhos e pergunta-lhe: E a declaração de IRS?
- IRS? Nunca meti, sou isento.
- A declaração de rendimentos é obrigatória, não posso receber o seu pedido.
- Mas parece que não compreende. Eu quero uma casa da câmara, ou quer que morar p’rá rua?!
- Entrega o processo quando tiver os documentos todos reunidos.
Enquanto espera ser chamado para o atendimento do e-fatura telefona ao amigo Toni.
- Tás bom pá? Tou aqui a tratar da cena da segurança social e da requisição de casa, mas os gajos tão mal dispostos e encrabam tudo. Oh! pá, espera aí por mim, que já não demoro. Só tou à espera p’ra ber as faturas.
Finalmente é atendido no serviço que parecia o menos demorado. Antes ainda de se sentar avisa a funcionária que o atende: - espero que me resolva isto, porque senão vai ver o que é um gajo mal disposto. Tenho várias questões.
Puxa de um papel do bolso e começa: - As faturas do passe do meu filho dão para as despesas de educação?
A funcionária pega num prospecto e entrega-lhe dizendo: - aqui tem a informação do que pode ser considerado como despesa para efeitos de IRS;
Mas o utente, não se dando por convencido, insiste: - mas dão ou não? É que se não dão bai haber problemas.
Olha para o papel e continua: - E as despesas gerais e familiares dão 250,00 euros para mim e outros 250,00 para a minha companheira?
- Sim. Se tiverem no e-fatura despesas suficientes poderão usufruir desse benefício no IRS. Mas tem aí a senha do portal, para lhe ajudar a ver se tem as faturas validadas?
- Senha? que senha? não são bocês aqui que tratam disso? Eu não tenho senha, sou isento. E não meto IRS. Mas ontem deu no telejornal que se as minhas faturas e da mulher forem inseridas até ao dia 15, podemos receber mais 250 euros cada um. E é isso que aqui estou a fazer. Bocê só pode estar a brincar.
- Não. O benefício é apenas para quem tiver declaração de IRS com imposto a pagar, ou com retenções na fonte em excesso para ter direito a maior reembolso.
Oh! menina, bem se bê que aqui não sabem o que fazem. Fique a saber que deu nas telebisões todas que vamos receber do e-fatura, qual declaração qual carapuça. Cambada de incompetentes é o que é. Se tivessem que andar cá fora, mas não... estão sentadinhos ali o dia todo. Vou às finanças, se lá não resolverem peço o livro de reclamações . E retirem os cartazes que têm aqui colados: “Administração aberta + Simples + Próxima - AMA é uma peça chave na estratégia do Governo para a modernização e simplificação administrativa.” Pegar o fogo a isto, era pouco, cambada...
@ag
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário