sábado, 1 de setembro de 2012

Puro néctar

O sol a pino arde nas lages graniticas da eira, a calmaria invade a natureza, o passaredo acalmou o canto matinal e os gatos adormecem na sombra da velha nogueira. Apenas esvoaçam aqui e ali uma borboleta multicolor, uma libelinha ou uma abelha que vão colorindo o azul pastel do céu. Só o meu coração se mantém alerta, ávido da serenidade que por aqui encontra e que chega em carícias doces de um riso suave. O cheiro adocicado das maçãs e dos figos entorpece os sentidos, deixando-me entre o melancólico e o exaltante, que nem a hora da sesta afasta.  Sinal que esta brisa ligeira e quente que me acaricia o rosto, também ela derrama o seu calor por essas pautas musicais que se estendem até lá abaixo a beijar o rio, amadurecendo o fruto que no seu ventre guardam, tal mãe zelosa que o protege.
As palavras que dizemos são sentidas, mas não dizem o que se sente, protegem-nos elas também do que não podemos sentir. Agora o tempo é de festa, de férias, de relaxamento e de calmaria. Mas os dias de estio passarão e a azáfama das vinhas e dos lagares e do trabalho e dos afazeres vão ocupar as mentes e os corações despertos. Será que esta brisa doce e suave que toca esses corações vai ela também resistir ao cair da folha do outono, aos horários rigorosos e a todas as contrariedades que a vida nos atira sem apelo nem agravo? Apenas o futuro dirá a qualidade da colheita mas, sabendo de antemão que as uvas são de boa casta, certamente o resultado será aveludado, sabor intenso e para guardar por muito tempo.



Foto: Mafaldinha

2 comentários:

  1. Em Torga está a genése, ancorada na lage granítica, do «puro néctar» que escreveste, belo e grandioso como a paisagem e ambiente subjacentes. Mas não te auto censures. A auto censura castra o poder criador! Se Deus se tivesse auto censurado nunca teria criado o Homem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Censura talvez seja excessivo, mas tem que haver trabalho critico, uma avaliação interior e conscienciosa. Apenas dessa forma se poderá criar o «puro néctar». A qualidade da colheita dependerá da seiva da vinha e da brisa suave e quente!

      Eliminar