domingo, 2 de dezembro de 2012

Um doce para o advento

A vida é agitada, nem sempre estamos com quem gostamos, nem sempre fazemos o que nos dá maior prazer. Conciliar as exigências profissionais com a vida familiar, com as solicitações sociais e com os prazeres que retiramos das mais variadas vivências é dificil de concretizar, alguém fica para depois. Mas nem sempre o que é depois é menos importante. O equilibrio é fundamental e esse existe quando há ponderação, compreensão e ternura. Utilizando uma palavra querida dos psicólogos, ser assertivo. Mas o apoio dos que aquecem o nosso coração é primordial, pois neles encontramos e fazemos o tal equilibrio. 
Procuro no dia a dia viver desta forma e permitir que os que me rodeiam também assim se sintam. Nem sempre o atingindo, melhor, raramente.
Como toda a mulher que conheço, adoro mimos, mas também sei que não os posso obter quando e como gostaria, por isso desenvolvi uma fórmula, sem grandes cálculos nem derivações, que guardo no coração e que me permite sentir realizada: ser eu a dá-los! Nem sempre chego a tempo ou sou suficientemente expedita a fazê-lo (a ponderação que se ganha com a idade retira espontaneidade, muitas vezes) mas o meu carinho com aqueles que sei se preocupam comigo aparece muitas vezes sob a forma de doces ou de pratos confecionados com muitos pozinhos de ternura. Quanto prazer eu retiro ao observar a satisfação e o agrado com que as minhas invenções culinárias aquecem o coração dos que mais amo. 
Ontem começou o advento o que nos deve levar a refletir e aprofundar a proximidade do Natal 

A luz de Cristo enxugue todas as lágrimas, console quem está triste e encha nossos corações de alegria para preparar a sua vinda e louvar o seu nome, tal como os Anjos cantando Glória a Deus nas alturas.

Hoje temos aletria para sobremesa

150 gr de aletria
150 gr de açucar
2,50 dl de leite
1/2 litro de água
um pau de canela
casca de limão
1 colher de chá de manteiga
3 gemas


1. Leve a água com a casca de limão e o pau de canela ao lume;
2. Deixe ferver, junte o açucar e a aletria e mexa bem e deixe cozer
3. Quando a massa secar junte o leite morno e retire o pau de canela e o limão
4. junte a manteiga e deixe engrossar
5. retire do lume e junte as gemas mexendo bem para não cozerem.
6. Deite num prato e decore a gosto




Fotos: Mafaldinha



Bom apetite!

2 comentários:

  1. Aletria - um doce que me faz lembrar a minha meninice e adolescência e que às escondidas roubava - o que duplicava o porazer de o comer e que, alterando apenas uma letrinha, o transformava em pura alegria! Onde pões as mãos fazes maravilhas! God bless you!

    ResponderEliminar