Domingo amanheceu triste, como tristes são os dias sem sol nem calor, quando a chuva nos brinda agreste e fria, açoitando a vidraça e fazendo deslizar lágrimas molhadas pelo vidro. Nestes dias ao lanche uma fatia de bolo ainda quente aconchega a alma e faz as delícias do momento. Sentir o cheirinho de bolo caseiro a sair da cozinha é motivo para fazer crescer a água na boca de qualquer agnóstico. Podemos confortar a alma com a simples lembrança de um sorriso ou com o calor de um abraço terno, mas se a tudo isso juntarmos um chá bem quentinho e uma fatia gulosa de um pecado menor, o dia ficaria perfeito.
Hoje não foi exceção e depois da missa com o nosso amigo Carrara, há que pôr mãos na massa, saiu este bolo de leite, fofo, saboroso e guloso.
4 ovos
1 chávena almoçadeira de açucar
2 chávenas de farinha (usei uma de farinha tipo 55 e uma de farinha de arroz)
1 colher de sopa de manteiga
1 chávena de leite morno
1 colher de sobremesa de fermento.
Colocar numa taça as gemas, o açucar e bater energicamente até obter um preparado cremoso. Juntar a manteiga levemente derretida, o leite e a farinha peneirada juntamente com o fermento.
Bater as claras em castelo e juntar levemente.
Levar a cozer em forno aquecido a 180º , durante cerca de 30 minutos em forma untada e polvilhada |
Flores para animar a tarde melancólica |
No final derreti uma colher de mel e polvilhei com bastante canela em pó. Reguei o bolo e ficou uma verdadeira delícia!
Bom apetite!
Adorei as fotos!!! No Rio temos um belo domingo de carnaval, 28 graus lá fora, a noite já se apresentou com suas lindas cores e eu vou pra cozinha preparar esse bolo caseiro e sentir que estamos todos juntos na mesma mesa!!!
ResponderEliminarSuper beijo
Lili
Priminha: Espero que a pausa do carnaval tenha sido favorável para as tuas experiências culinárias e para alimentar a alma. Beijinhos e saudades para vós
Eliminar