Há memórias antigas guardadas na alma que surgem por uns motivos ou por outros. Pela saudade que sentimos, por lembranças nostálgicas da meninice ou dos cheiros da casa dos avós. Pelos mimos que ficaram lá longe na bruma dos anos e que o meu corpo não esquece. Sinto o cheiro, a textura, os risos, o olhar, as conversas e as sensações que as merendas com bolo acabadinho de fazer me provocavam. Poderia chamar-lhe memórias de um sorriso (um título também ele apropriado para muito devaneio) que guardo dentro da minha alma e partilho de onde a onde com aqueles que mais gosto, com quem amo, com quem me enche a alma. Pois para mim cozinhar é prazer, é levar à alma de alguém o quanto lhe dedico de mim.
Foto:Mafaldinha |
As coisas simples que me rodeiam bastam-me para me aconchegar o coração e me fazer mais feliz. Espreitar o jardim, meter numa caixa umas sementinhas de agrião, sentir que os amigos estão felizes, que mais precisaria eu?!
Hoje lembrei-me de um bolo que comi muitas vezes ao domingo, nas tardes enevoadas de outono, nas merendas da primavera, quando as receitas da páscoa eram procuradas na gaveta e colocadas à mão. Não sei a receita certa, mas adaptei o que me lembro aos ingredientes e quantidades necessárias para elaborar um bolo e o que saiu agrada-me e agradou muito a quem teve oportunidade de o provar.
Foto:Mafaldinha |
3 maças pequenas cortadas em cubos
1 +1/2 chávena almoçadeira de açucar
2 +1/2 chávena de farinha sem fermento
1 colher chá de fermento
1/2 chávena de leite
4 ovos grandes (5 se forem pequenos)
Mafaldinha |
Mexer os ovos inteiros com o açucar até duplicar o volume. Juntar a maçã em cubos pequenos e o leite. Acrescentar a farinha peneirada e o fermento. Mexer bem e levar ao forno aquecido durante cerca de 30 minutos a 180º, numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Mafaldinha |
Sem comentários:
Enviar um comentário