terça-feira, 21 de maio de 2013

Bolo de cenoura e devaneios

Dorme o filho e dorme a gata. Banho tomado, conversas em dia, abraços, mimos e beijinhos e uma declaração de amor "gosto de ti até ao espaço sideral". Estou de coração exaurido. Atrás de mim deitada, a gata, impede que mantenha uma postura correta ao escrever. Mas já estou habituada. Ela também quer mimo e calor para mais aconchegada dormitar. A mim, não sinto os olhos pesados, mas a inspiração também já teve melhores horas. Porque será que por obrigação tudo é mais difícil? Gostava de me sentir inspirada quando preciso, mas não! Apenas surge esta inspiração maldita por vezes, quando as mágoas doem no peito, quando os olhos rasos de água não permitem ver o sentido das letras pintadas de negro na tela. Agora arranjei mais um pretexto para ficar acordada mais uns minutos. Vir publicar. A regularidade em escrever dá-me estabilidade emocional e fisica. Não gostaria de ser velha sozinha, mas gostava de ser velha contigo, nos degraus da casa de pedra, daquele granito velho e carcomido pelos anos e pelas histórias que guarda, nem que para isso precise viver até lá para depois do limite do vento. Enquanto pensava nisto e em como a vida é breve e não deixa que se desfaça nos dias o sonho que muda a cor das manhãs, fui fazendo um bolo para oferecer amanhã a uma amiga muito querida e que a saúde ultimamente lhe dá algumas preocupações. 

Aproveito para deixar a receita, que é muito fácil, como de todos os doces que vou fazendo e muito apreciada.




Bolo de cenoura
300 gr de cenoura
2 chávenas de açucar
3 chávenas de farinha
5 ovos
1 chávena de óleo
1 colher de café de fermento

Descasquei as cenouras, cortei em rodelas e passei pelo (1,2,3). 
Numa taça bati as gemas com o açucar até ficar bem cremoso e depois juntei as cenouras em puré e o óleo. Continuei a mexer energicamente até fazer bolinhas e juntei a farinha com o fermento peneirados.
Coloquei as claras em castelo e juntei à massa envolvendo bem, mas sem bater.
Coloquei numa forma untada com manteiga e levemente polvilhada de farinha em forno pré-aquecido 180º, durante 25 min.

Foto:Mafaldinha
Enquanto isto ia ouvindo uma música excelente e à qual regresso de quando em vez


Sem comentários:

Enviar um comentário