domingo, 21 de setembro de 2014

Bolas de berlim

Esta receita anda por aqui, nos rascunhos, há tanto tempo, que até pensava já me ter desfeito dela. Além de que faz tempo que não falo de receitas, de comidas e do bem estar que proporcionam numa mesa familiar, à roda dos amigos ou num fim de semana relaxado e apaziguador. Não se trata propriamente de nenhuma destas condições, além de fim de semana intenso, com a rentrée do filho quer no novo ano escolar, quer na vida social das festas, encontros e convivio com os amigos. Até porque a semana foi intensa, cansativa, algo desmotivante no regresso de férias, quando se trazem expectativas de mudança, de melhorias várias, de sermos escutados na nossa opinião ou de sentirmos que o nosso trabalho faz sentido, que chega até ao outro lado sem desvirtualizações e em contexto de criatividade e de criação de algo melhor. Não é o caso, como todos sabemos. É mais do mesmo. São os "sound bites" que continuam a medir a importância do país e a mover toda uma classe de privilégios, de proteccionismo exacerbado, sempre contra os mesmos que trabalham, que se sacrificam, porque os accionistas do país não são os políticos, ao contrário de que eles próprios pensam, são o povo, os trabalhadores, os que pagam impostos.
Mas voltando ao que me trouxe aqui, deixo a receita das bolas de berlim, que esta tarde fiz, para me mimar a mim e a quem me dá afeto, a quem me segura a mão ao adormecer, a quem me olha com admiração. Uma tarde para recordar também as tardes de verão na praia, quando a maré baixa e fica o areal molhado e fresco, onde apetece rebolar e adormecer sob a brisa que sopra enquanto o sol vai adormecendo no mar.

Ingredientes para a massa:
75 gr manteiga
a saqueta de fermento para pastelaria
500 gr farinha
100 gr açucar
2 dl leite
3 ovos ligeiramente batidos




Creme de pasteleiro:
150 gr açucar
4 gemas
3 dl leite
2 colheres margarina
1 vagem de baunilha ou aroma (uma colher café)
casca de limão
1 colher sopa de farinha maizena

Fiz a massa na MDP, conforme a receita e selecionando o programa de massa/pizza
Para o creme, bater os ovos com o açucar e juntar a maizena, depois dissolvê-la mo leite morno e levar ao lume até engrossar na consistência desejada do creme de pasteleiro. Pode optar-se pelo creme de compra, que também há à venda de boa qualidade.





Molda-se bolas com a massa bem levedada que se fritam em óleo a ferver. Quando se retiram deixam-se escorrer em papel absorvente e passam-se por açucar. Faz-se um pequeno corte e recheiam-se com o creme.
Deixei algumas sem recheio que também estavam uma delícia.

@Maça de junho





http://youtu.be/8GYKVO8ixKQ

Sem comentários:

Enviar um comentário