Adoro o Natal. Esta frase devo tê-la repetido em todos os meus comentários aqui publicados em anos anteriores. Mas é verdade. Começo a viver o Natal mal termina a época do S. Martinho, e o mês de novembro vai avançando no calendário. Depois que começa o Advento, para mim é como se vivesse na Palestina de então, como se escutasse as músicas da Galileia, viajasse de Belém para Jerusalém. E as músicas de Natal, os concertos, a preparação litúrgica, o cheiro nas ruas, as luzes a brilhar. Enfim é o meu estado de espírito que vive dentro do Natal. Faço bolachinhas de mel, gengibre e erva doce, para oferecer, geleia de tangerina, compro papel vegetal de cores diversas, entre o vermelho e o verde. Continuo a construção do presépio colocando os reis magos e os pastores. Não seria a mesma pessoa se não houvesse Natal, mas sou melhor pessoa porque todos os anos vivo o Natal com mais serenidade e preocupação pelos outros.
Os meus presentes são praticamente doces, bolos, bolachinhas e compotas que vou confecionando. Há certamente quem dê menos valor, mas sei que há quem fique feliz com o meu mimo.
Para uma amiga muito especial resolvi fazer um bolo de laranja. Com muita pena, mas na pressa, esqueci de tirar fotos. É um bolo muito fácil de fazer, e fica muito suave, e muito agradável quer para sobremesa, quer para um lanche ou pequeno almoço.
Ingredientes:
125 gr de manteiga
175 gr de açúcar
175 g de farinha
1 colher (de chá) de fermento
3 ovos
raspa de 1 laranja grande
1 pitada de sal
4 colheres de leite morno
Para o xarope:
sumo de 1/2 laranja (cerca de 4 colheres de sopa)
100 g de açúcar
Preparação:
Bater a manteiga com o açúcar, juntar os ovos e a raspa de laranja, batendo bem. Acrescentar a farinha peneirada com o fermento e o sal, e envolver suavemente, e, por fim, juntar o leite. Pré-aquecer o forno a 180 graus.
Deitar na forma untada e polvilhada e levar ao forno, durante 40 minutos ou até ficar dourado (fazer o teste do palito). Pode usar a forma de bolo inglês ou forma de aro para ser mais fácil desenformar.
Enquanto o bolo coze, preparar o xarope: colocar o sumo de laranja e o açúcar numa caçarola pequena e aquecer, em lume brando, até o açúcar se dissolver.
Quando o bolo estiver cozido, retirá-lo do forno, furá-lo com um palito e regá-lo com o xarope. Deixá-lo arrefecer completamente dentro da forma e só depois desenformá-lo.
A alegria do Natal |
Presentes trazidos por uma princesa |
O presépio do filho para a catequese |
Uma fatia com uma chávena de chá ou acompanhado por um Porto velho.
FELIZ NATAL
Merry Christmas
Honrarei o Natal em meu coração e tentarei conservá-lo durante todo o ano." (Charles Dickens )
@Maça de junho
Sem comentários:
Enviar um comentário