domingo, 1 de junho de 2014

As crianças somos todos nós


São as crianças que nos dão a inspiração de pais, e nos fazem suspirar pelo azul do céu, como os pássaros quando voam mais alto, elas que trazem o céu nos olhos e a esperança no coração. São elas, as crianças que quando nos abraçam nos fazem sentir no peito como que se de dentro de uma caixinha se soltasse a melodia da música. São elas as crianças que nada exigem e que estão sempre prontas a entregar-se em troca da ternura que lhes embeleza os dias. E se nós pais, professores, educadores, amigos da infância não compreendemos esta singularidade também não saberemos realizar a nossa vida nos valores humanos, nos fundamentos do bem social e familiar, na educação dos valores primários e na cultura dos afetos. Não seremos capazes de ver a beleza para além do sofrimento, não encontraremos a justiça para além das dificuldades da vida, porque já deixamos de ser crianças dentro do nosso coração. E para tudo isto, não é preciso dinheiro, nem viagens, nem actividades extra-curriculares, nem inscrevê-los no piano, e no hóquei, e no futebol, e  no instituto de línguas. Apenas precisamos deixá-los ser crianças e brincar. E brincar com eles. Quando me perguntam o que faz o meu filho ao fim do dia, e ao fim de semana eu invariavelmente respondo: - brincou! Há amigas e mães que mais ou menos disfarçadamente repetem: - E os trabalhos de casa? Ao que eu respondo: - não tem! Não insistem, mas pelo olhar já me crucificaram (não presto)! Só que elas não sabem, e eu também não me apetece dizer-lhes, que não compreenderiam. O meu filho brinca. Brinca comigo. E eu brinco com ele. Jogamos à bola no terraço, enquanto a sopa ferve, jogamos trivial ou ao enforcado, enquanto descasco as batatas, vamos ao facebook fazer “carinhas sorridentes”, como ele diz, nos post’s dos amigos, ouvimos música, vemos televisão e dormimos abraçados, quantas vezes!
Para tudo isto, apenas precisamos de uma coisa. Tempo. Tempo para estarmos juntos.
E a minha carreira profissional e os tratamentos de beleza e as saídas e viagens com amigos? Não tenho tempo! Para este tempo precisaria ter dinheiro, que é caro!
O tempo, o tempo, esse é gratuito!

Sejam felizes e deixai as vossas CRIANÇAS SEREM FELIZES!


Sem comentários:

Enviar um comentário