domingo, 13 de janeiro de 2013

Quando dói tanto até na alma dói



Por vezes a vida apresenta-se cheia de contrariedades, de tristeza, um novelo emaranhado que não sabemos que fio puxar e onde está sequer esse fio.

Poderão derivar de problemas profissionais, familiares, de saúde, passionais, etc. Todos passam por alguma destas situações ao longo da vida, quando não por todas mesmo e quantos por todas em simultâneo ou em catadupa. Há pessoas que enfrentam todos os problemas da vida sem uma queixa, sempre com um sorriso, sempre amáveis, como se alheados do mundo.

Outros ficam quase como que paralisados, sem energia, psicologicanente desfeitos.
Outros ainda refletem essa dor, esse mal estar na sua fisionomia, na sua conduta diária, sendo menos atentos, demonstrando menos paciência, quase sempre exasperados com tudo e com todos. 

Perde-se a esperança e a motivação para continuar, temos que ir procurar energia nova, sem sabermos onde. Procuramos aqueles que amamos e pensamos nos amar também. Mas muitas vezes é nestas horas que encontramos novas deceções, aqueles a quem buscamos não estão lá. 
Sentimos-nos os únicos no mundo a sofrer. O nosso problema ganha imensidão. Procuramos o silencio, mas o silencio também magoa. Procuramos uma palavra amiga, mas por mais amiga que seja não é a palavra certa, não é aquela a palavra que nos acalma.

Eu também não sou imune a estas situações e nesses dias gostaria de poder rasgá-los do calendário para não precisar enfrentar o mundo. Queria ficar embrulhada numa manta, sem pensar nem refletir, sem sentir dor, frustração, medo ou pena. Mas crescer é viver com o que nos traz amargura e acordar no dia seguinte sem lágrimas nos olhos.

Gostava de saber a palavra certa para estas situações, para com ela dar calma e alento aos que sei sofrem e para mitigar a minha dor. Não sei a palavra, nem sei se existe. Existe o afeto, a partilha e abraço apertado e profundo que mostram o que sentimos. Os olhos baços do brilho perdido e os ombros caídos pelo desânimo.

Como diz a minha priminha querida que tanto sofre neste momento: "se eu conseguisse transformar cada palavra que recebo em força, mas não consigo e não sei se aguento".
Vais aguentar, és uma rapariga forte e já deste provas da tua coragem e do teu valor como  filha. És extraordinária e saberás a cada momento mitigar a dor daqueles que amas e te lançam um olhar de súplica. 
Não desistas agora, na distância seguro a tua mão e o nosso calor abrandará a dor que tens na alma.
Vai ser tão dificil...



Sem comentários:

Enviar um comentário